Governo português pediu informação ao Facebook sobre 365 pessoas

Os dados referem-se ao período entre julho e dezembro do ano passado e acabam de ser divulgados pela rede social.

A atualização do relatório de transparência do Facebook mostra que durante o período em análise o Governo português dirigiu um total de 305 pedidos de informação à rede social. Nesse grupo, foi requisitada informação sobre 365 utilizadores ou contas específicas na rede social.

Nos seis meses anteriores Portugal tinha dirigido um total de 354 pedidos ao Facebook, que solicitavam informação sobre 403 contas ou utilizadores, um número maior de solicitações, visando também um número maior de utilizadores. A taxa de respostas obtidas para os pedidos feitos também diminuiu – passou de 40,4% para 34,75%, casos em que o Facebook encontrou fundamento legal nos pedidos.

No total o Facebook recebeu, ao longo dos últimos seis meses, um total de 35 mil pedidos de informação dos governos de países em todo o mundo, de acordo com a informação detalhada no Global Government Requests Report. Na primeira metade do ano o mesmo relatório referia um total de 34.946 pedidos de informação.

Entre os países que nos últimos seis meses aumentaram o número de pedidos realizados estão a Índia. Entre os que reduziram destaque para a Alemanha ou os Estados Unidos.

SapoTek

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.